Educação Infantil

A pedagogia Waldorf busca promover o desenvolvimento integral e harmônico do ser humano, respeitando as particularidades e necessidades de cada etapa da vida. Baseada em um profundo entendimento da natureza humana, essa abordagem educacional tem como fundamento a Antroposofia, uma filosofia concebida por Rudolf Steiner no início do século XX.

Nos primeiros 7 anos de vida a criança tem o impulso de conquistar o mundo por intermédio da vontade.

Maternal

Nosso Maternal está preparado para receber crianças a partir de 1 ano e 7 meses em salas com um ambiente acolhedor e aconchegante, proporcionando segurança, conforto e principalmente espaço.

Um maternal Waldorf busca sempre aproximar a sala de aula ao ambiente que a criança tem em casa, sem abrir mão da consciência de que esse é um espaço institucionalizado, o que exige cuidados diferentes daqueles presentes no lar.

Assim, nossa sala de aula é um conjunto de sala, minicozinha e banheiro como em uma casa, o que facilita a presença constante da professora e da auxiliar, que se dividem nas tarefas de cuidado. E há cantinhos de descanso para aquelas crianças que necessitem de mais aconchego, com rede, almofadas e mantas para se aquecerem.

Os brinquedos levam em consideração a motricidade fina que está sendo conquistada, por isso são de tamanho relativamente grande, confeccionados com materiais naturais e com formas rudimentares, para dar vazão à fantasia, como animais de tricô ou madeira, bolas de tricô, bonecas de pano recheadas de lã ou outro material natural, panos e blocos de madeira de vários tamanhos.

A proposta pedagógica para essa modalidade considera a necessidade de mais tempo para o brincar livre, interações com os pares e atividades básicas de higiene e autocuidado. Assim, a professora apoia a criança em suas conquistas, mantendo um ritmo de trabalho diário para que não haja pressa, transmitindo calma e confiança enquanto a criança adquire sua autonomia, vestindo-se, comendo sozinha, lavando suas mãos, colocando seus sapatos e mesmo conseguindo um desfralde sadio.

Jardim de Infância

Em torno dos 4 anos, a criança passa para o Jardim de Infância, onde permanece até ter idade para seguir rumo ao Ensino Fundamental.

Durante essa fase, o movimento, a brincadeira, a imitação e o convívio social exercem um estímulo fundamental no desenvolvimento da maturidade, da organização corpórea e para tudo aquilo que, no futuro, será necessário na sua prontidão escolar.

Assim, a partir do brincar genuíno, a criança vai se desenvolvendo em diferentes âmbitos: adquire habilidades motoras; refina as competências da linguagem; amadurece emocionalmente; adquire capacidades sociais; estrutura a memória e a concentração; faz conexões e compreende gradativamente o mundo que a rodeia.

A professora e a auxiliar permanecem sempre próximas das crianças e colocam-se como alguém digno de ser imitado, oferecendo um amplo repertório de atividades cotidianas do fazer humano que possa inspirar a criança, sendo imitadas no brincar.



momentos que encantam

Conheça alguns momentos no Jardim dos Flamboiãs.

Bolo de aniversário feito pelas crianças e professoras para a comemoração de um aniversário.
Bolo de aniversário feito pelas crianças e professoras para a comemoração de um aniversário.
Criança brincando com elementos naturais.
Criança brincando com elementos naturais.